sábado, 7 de maio de 2016

Pastores justiceiros?



Ataques ocorreram após vítima afastar esposa da igreja onde atuava o pastor.
Vítima foi perseguida e baleada. Pastor foi condenado a 20 anos de prisão.
Do G1 PA



Um pastor foi condenado a 20 anos de prisão por tentar matar um homem duas vezes, no mesmo dia. Os crimes ocorreram em julho de 2015, no bairro do Guajará, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. A esposa do pastor também foi presa por ter auxiliado o marido nas tentativas de assassinato. As informações foram divulgadas na sexta-feira (6), pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o réu Cleibe Duarte de Oliveira cometeu os ataques após a vítima Genival dos Santos ter afastado a esposa da igreja evangélica onde Cleibe atuava como pastor. Genival alertou a esposa que desconfiava da conduta do pastor, que guardava diversas armas em sua casa. Como a esposa de Genival atendeu o pedido do marido, o acusado teria passado a ameaçar e a perseguir a família da vítima.

O crime

No dia 12 de julho de 2015, Genival andava de bicicleta na rua, quando avistou o acusado e sentiu estar sendo vigiado. Cleibe teria sacado a arma e disparado contra Genival, mas a arma teria falhado. A vítima foi até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, mas a unidade policial estava em reforma. Quando retornava para casa, percebeu que estava sendo seguido por um carro, onde estava Cleibe. Genival foi baleado nas costas. Mesmo ferido, continuou a pedalar até próximo de sua casa, quando caiu e foi socorrido por vizinhos. A esposa do pastor, Rosa Cristina Loureiro Pimentel, é acusada de ter auxiliado Cleibe nas tentativas de assassinato.

O réu foi preso em flagrante, respondeu a toda a instrução encarcerado, e assim permanecerá.  O julgamento ocorreu no Salão do Tribunal do Júri da referida Comarca, tendo na acusação a promotora de Justiça Lizete Nascimento, e na assistência do réu, o advogado Domingos Pereira. A vítima esteve presente na sessão e reconheceu Cleibe como o autor do crime.

Prisão da esposa

O juiz Márcio Rebello acolheu o pedido do Ministério Público e decretou também a prisão preventiva de Rosa Pimentel, esposa do pastor, acusada de ter auxiliado o marido nas tentativas de assassinato. Ela seria a motorista do veículo usado no crime.

No decreto de prisão preventiva foi cumprida na quinta-feira (5), no plenário do júri, uma vez que Rosa era testemunha de defesa do marido em seu julgamento. O juiz afirmou entender que a conduta de Rosa no processo que apura a responsabilidade de seu marido no crime relativo a Genival “tumultuou o andamento do feito, ameaçou a segurança da instrução criminal e teve o condão de intimidar testemunhas e a vítima”.

Dessa maneira, para evitar que volte a tentar tumultuar a instrução processual em que, agora, é ré, o juiz considerou os argumentos do Ministério Público para prender a acusada. Do Salão do Tribunal do Júri, Rosa foi encaminhada diretamente para o Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário